segunda-feira, fevereiro 19, 2007

SÃO PEDRO DO PIAUÍ

São Pedro do Piauí é todo verde,
Quando chove, parece que pra lá
Acorrem todas as nuvens, carregadas.
Do perímetro da estrada que nunca molha,
Quando se entra com os olhos de esperança, verde,
Acontece de se ver as copas dos babaçus,
Tais como pincéis a triscarem o azul, verdeando,
Que de perto ser ver uma mistura que dá no lodo.
Acontece o milagre, não é raro,
De das pedras nascerem árvores curiosas,
Que se amontoam sob os galhos altos,
Guardando sapos, nos salões de carnavais.
Guardo-me destas lembranças,
Que não se protegem de mim e ficam
A atiçar meus olhos cinza, de procurar,
Algo que seja como a província dos meus sonhos.
São Pedro esverdeado, passando ás lonjuras,
Uma tinta que se escorre, como muro pintado a brocha.
São Pedro é dos rochas, é das pedras é dos currais,
É dos riachos, da saparia, das cantilenas invernais.
São Pedro é um verde escuro e claro,
Um claro escuro de uma mistura de tintas iguais,
Uma mais aberta outra mais fechada,
Uma que se inclina, outra que é base.
Ah cidade, ah arremedo de povoado,
Casas juntadas, ligadas, não sei por que,
Se por traz vê-se a campina desocupada
E nenhuma estaca, onde o gado pasta,
E tem mais vacas paridas e touros tangidos,
E couro espichado, que gente,
Meu interior é um açougue, onde se vende
Carne fresca e verde, da cor de cebolinha,
Da cor de alface, da cor de couve.
Coube a um urubu, preto retinto,
Quando aterrissava sobre uma carniça,
Para eu perceber que São Pedro é verde.
Mas ironicamente não é a esperança,
Nunca passou dos mesmos musgos,
Os mesmos bois e os mesmos homens.

4 comentários:

Anônimo disse...

oie tudo bem ,lindas suas poesias e poemas,essa é diferente mas é legal,vim deixar um carinho e desejar um lindo feriado iluminado,parabens vc é um poeta nato,bjs

Anônimo disse...

Lindas poesias porsaicas,chaias de ternura .

Vim te desejar um bom Carnaval

Beijinhos Zita

Anônimo disse...

Amizade...
É o raio de sol quando tudo é tempestade.
Você sempre está lá quando eu chamo
e se mostra feliz por poder ajudar.
E toda vez que eu precisar
"não há problema", você me dirá.
Por isso, eu quero que você
procure por mim quando precisar.
E espero que eu seja o que você tem sido para mim,
porque esse é o sentido da palavra "amizade".
Confiança, carinho e compreensão sem fim.
Agradeço a você por sua amizade tão especial,
e por me fazer sentir que sou alguém
com quem você se importa!
bjusssss e ótima semana

Flávia disse...

Gosto muito do seu estilo...vc sabe disso :)
boa semana!

TERESINA

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping