quarta-feira, agosto 02, 2006

Este poema eu fiz numa homenagem merecida ao poeta, jornalista, ensaista, pai, filho, talvez - com chances de quase cem por cento de acerto - o mais fecundo, quem mais tinha a oferecer à cultura Brasileira, especificamente no campo da literatura. Vejam que um menino de de 24 anos, sem ninguém prá ser seu tutor; apenas se movimentava dentro de um grupo que queria prá si levantar todos os troféus, brindar com todas as taças. Ele, Torquato Neto, o maior responsável pelo malfadado Topicalismo, foi também diretamente o réu pelo surgimento das vozes de Gilberto Gil, Gal Costa, Elis Regina, artistas do mais profundo e apurado quilate, mas que foram diretamente beneficiados pelo talento do grande gênio piauiense.
Torquato levou com ele do berço onde dormia toda a carência de menino, embalou-a em suas canções, puxava do peito, como quem puxa cisal do novelo o que tinha de bom e de espantoso para época. Não tivesse um trem cargueiro lhe confundido com um ônibus da itapemirim, ele teria passado a estrada com mais facilidade e os escombros da carga não teriam lhe soterrado em plena flor do tempo. O balde vazio prova que ele acabara de regar as rosas, regado todo o jardim.
Apenas uma curiosidade: Sarah Vogan - não vou aqui perder tempo não sei nem quero aprender inglês - gravou Prá dizer Adeus, um disco revisto aqui no Brasil, por quem o conhecia, das igrejas e do teatro, constava o nome de Vinícius de Morais e Edu Lobo. Isto para quem pode estar vivo debaixo dos escombros, é motivo de parar de tentar o sacrifício de sair. Enquanto isso, vejam bem: A questão é minha, porque Capinam não admite nos comprovar o que já temos de muitos indícios, de que a letra da música Soy Loco Por Ti América, tem participação direta de T. Neto. Prá mim que acompanhei e vi tudo o que poeta piauiense a elaborou, aquela letra tem muito mais a ver com o que Torquato fez do que com qualquer outro letrista de que tenho conhecimento.
Atribuo ao Totquato duas falhas: uma, o fato de ter, por ele mesmo, decidido sua hora, enquanto isso cabe ao Deus Poderoso, deixando de fazer muito mais com sua criatividade fecunda; a outra, foi ter deixado tanta gente atravessar o rio escanchado em seu dorso.

Naeno/2006


TRIBUTO À TORQUATO NETO

Quando a cinzenta poeira
passou no terreiro de sua morada,
ele, com olhos de anil,
de paz, garantiu, estou preparado.
Teve uma vida de morte,
com tantos destroços,
e sempre com rimas,
e ancorado nas margens
pegou da espada e sacou da bainha.

E o que pudemos ver
da luta mais limpa desses carnavais
lindos poemas vestidos de puro cetim,
assim desfilarem.
Mas para dizer adeus,
é preciso ter peito
e mamãe ter coragem
e foi assim que o perdemos,
a frase nem rima, mas eu vou chorar.


naeno/1980


Nenhum comentário:

TERESINA

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping