sábado, agosto 12, 2006



A feliz partida de NAENO

En "Interior", Naeno nos chama de volta a um paraíso quase perdido e a outras paragens

Clésio Ferreira*
-----------------
especial para o jornal Meio norte

" Ah. mundo" exclamou o poeta gaúcho Mário Quintana, lá nos esconderijos do tempo.
Mas Naeno partiu? Para nim aqui em Brasilia, ele fez foi vir, sem sair da Vermelha, do Barrocão, dos Cajueiros, da Praça Saraiva. Ele veio com seu (e agora também "meu") "Interior", com a sua e nossa música. Naeno está lá e cá, no tempo e no espaço, soprando bons ventos na farofa do preconceito sobre o chamado regionalismo. Bem-vindos ventos.
Naeno chega nestas bandas por estradas imaginárias e também concretas, trazendo uma sonoridde e uma poética sem truques. E nisso vejo, ou suponho, tratar-se de uma viagem com destino certo e mais longíquo por ondas não necessariamente marítimas, em outras ondas.
Daí não ter eu receio de adotar o lugar-comum e dizer que não só ouvi como escutei como muito gosto esse disco viajador, com todo direito de correr mundo. Parafraseando o comositor baiano, percebo com esse disco o Piauí já não é só aí, nem aqui, nem acolá; ele é um pouco mais em todo lugar. Ou pelo menos deve ou deveria ser, e por certo será, do calendário nacional.
De onde tirei isso? Do próprio disco, claro. Das canções e da voz de Naeno; dos arranjos, do instrumental; enfim, do tratamento geral desse trabalho; da capacidade dos criadores musicais piauienses de produzir prazer estético e de tocar de cara na nossa veia. No nosso interior; na nossa caixa preta, abrindo-a para a expectativa de uma produção duradoura.
Naeno, ele mesmo, não veio aqui, propriamente, mas com certeza nos chama de volta a um paraíso quase perdido e no mesmo tempo a outras paragens não necessariamente agrestinas, mas de feliz descoberta ou confirmação de que o nosso compositor está como diz o poeta João Cabral, tecendo sua manhã.

Clésio Ferreira é cantor e compositor, autor de músicas como Revelação, Cebola Cortada, entre outras,

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, as fotos q tu posta são belas ao extremo.
Essa do Cineas Santos é mesmo impagável.
Teu blog é muito bom, muito bom.
Vou tentar ler tudo, mas não te garanto até o fim-de-semana.
Passa no meu blog.

TERESINA

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping