sexta-feira, dezembro 22, 2006

DEUS
... Ah, aqueles anjinhos, criação de Deus! Da necessidade humana de proteção, meiguice, carinho, descanso e gozo. Deus criador e criatura do homem, pela necessidade de mais vida, ou vida, já que as coisas por aqui andam tão tirando da gente, que nos deixam à exaustão. Não existisse Deus, naturalmente, - pura quimera - , por obrigação Ele se faria. De si mesmo Deus se faria, e faria tudo o que fez, com os mesmos cuidados. Deus uma auto criação, que cabe aos homens o sonho a idealização de sua imagem, forma, magnitude. Deus é onipresente por estar arraigado, cravado em cada um de nós como sinais; Deus é Onipotente por potencializar os homens que O contém, para as realizações válidas, que a Deus interessa e se destinam, como o bem, o bom, a caridade, a simplicidade, a alegria, o riso, o choro, a vida, a morte que é vida, em inicio sem tempo para o fim. Deus seria obrigado a se auto-projetar aos homens que desde os primórdios clamam, falam, pedem, imploram, oram, humilham-se, dedicam-se, vivem por fim, pela simples garantia da vida eterna, diferente da que passamos aqui, inodora, de amor, de paz, de descanso, de reconhecimento, de igualdade, de brandura, perfeita como são todas as coisas feitas pelo Altíssimo. Deus teria forçadamente que inventar-se tamanha a necessidade do homem de quem os assista, lhes confortem, lhes assegure: as benesses da vida celestial. Clamam os homens por muito tempo por Deus, que os tem respondido, satisfeito, caso não, de nada interessaria o homem ser virtuoso, pois o faz na esperança de ver a Deus, criador e criatura sua. No entanto Deus não é invenção, e a criação a que me refiro é a de se sentir pulsar dentro e fora de cada um de nós uma força, um poder encaminhador, uma impulsão para a prática de coisas lícitas e agradáveis aos olhos de Deus. As formas, o jeito, a composição foi o que apenas o homem conseguiu engendrar, sem saber ainda o certo. O certo é Deus, o errado é a inércia, o não aprofundamento, não imaginar Deus na sua forma, do jeito que Ele cons conforma, nos alivia, nos consola, nos tira da aflição.
Deus provocou e ainda suscita nos homens olhares para Ele, e, a criação do homem que, puramente é criatura, se resume em apenas dar formas, poder e graça ao que não ver, e confiar no que crer ser, e é, Deus, criador de tudo e de todos. Sua obra mais importante foi dá vida e intelecto ao homem, inquietá-los a poderem também serem criadores. Um feliz natal, e que todos os anos restantes a cada um de nós sejam bens, que toda semente que lançarmos ao solo, faça-se rachar para o nascimento da árvore, que folhará, florescerá, e carregará de frutos bons. Que DEUS ajude em conseguirem a todos quanto, o imaginam da forma que ELE não é, a verdadeira imagem, poder e glóriaA dEle.
naenorocha

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu poderia ter vindo Uivaaarr na tua casa, Naeno, se soubesse que havia passado no meu antigo blog, na weblogger. Ocorre que a weblog nos maltratou demais, e por esse motivo eu e vários outros amigos migramos para hospedagens diferentes, motivo pelo qual hoje me abrigo no sapo português.

Obrigada por ter registrado o seu Uivoooooooooo, que parece falar a linguagem dos lobos que buscam verdades que estão na cara, mas poucos de nós queremos ter a certeza disso. Virei sempre vê-lo; e antes que me despeça, feliz natal! É meu sincero desejo que 2007 seja um ano de paz, saúde, alegria, trabalho e mudanças.

BeijUivooooooooooooosssss da Loba

Saramar disse...

Naeno, que coisa maravilhosa!
Um dos mais bonitos textos que já li.

Vim lhe desejar feliz natal e aos seus amados, desejando que seja sempre presenteados com o amor, a paz e o carinho entre sim.

beijos natalinos.

Miguel G Reis disse...

Naeno,

Vim deixar-te os meus desejos de um bom ano novo, que te traga tudo o que de bom buscas.
Felicidades!

Abraço
Miguel

Anônimo disse...

A política no meu concelho (MEALHADA - PORTUGAL ) é como o ovo estrelado.
MOÇA FLORIDA OU REQUER OU É REQUERIDA.

Um grande e forte abraço do teu AMIGO de PORTUGAL.

LUSO / BUÇACO
A TERRA MÍTICA, A MAIS BONITA DE PORTUGAL.

www.lusoprosecontras.blogspot.com

Anônimo disse...

voce pode ter certeza s� o Esp�rito pra te fazer t�o iluminado.

Anônimo disse...

Feliz Natal para voce Naeno. E tudo de bom em 2007.
Um abra�o,
Camille

Anônimo disse...

Naeno, li o texto. Achei-o uma inspira��o divina, como todos os teus outros trabalhos. Mas este particularmente me tocou, profundamente, dada a reflex�o madura que fazes de Deus e do homem, deixando cada um com os seus valores proporcionais. Deus a certeza, o homem a inc�gnita, o medo. Deus a muralha, a forma, o ser Criador.
Um beijo
do seu tio
pe. Tony

TERESINA

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping