terça-feira, novembro 14, 2006


RIO PARNAÍBA

Ah o rio visto de longe existe,
Um veio claro de cá de distingue,
Meninos nus brilando sorrindo,
De perto, o rio, seu veio, inexistem.

O que fizeram pra espantar as águas,
E elas haverem se escondido longe,
Já na nascente, borbiçha e se escondem,
E chegam já aqui como gotas de mágoa.

Rio que outrora, varria suas curvas,
Corria a um tempo que não se alcançava,
Hoje qualquer bêbedo pernoitando o escuro,
Não ver mais as densas águas que avançavam.

Rio inerte, ainda te favoreces ter,
Teu próprio leito a para já se deitar,
Não tens a mão, quando pra se afogar,
Tua boca em lágrimas de não se conter.

Rio contigo tenho chorando muito,
O teu destino era o mar, não meus olhos,
Mas eu como sou teu afeiçoado súdito,
E ainda sou mesmo que, tanto choro.

Rio de minha infância, da minha descoberta,
Córrego que ias o mais distante do mundo,
Hoje trafegas mesmo em ti, no rumo,

Onde não chegas, as águas se secam.

naenorocha

2 comentários:

Naeno disse...

O Rio Parnaíba, um dos principais rios do Brasil, divide os Estados do Piauí e Maranhão, aliás os une em sua inércia de não fazerem nada absolutamente nada com relação à recuperaação de tão importante rio. Além da paisagem desigual que nos favorece, já foi num passado não tão distante um dos maiores e mais sifnificativos meis de transportes, servido aos Dois Estados.
Hoje ele morre à míngua, e os dois Estados a quem ainda serve, cheios de políticos cegos para o futuro, para as belezas com que Deus favoreceu ao mundo. Não sabem eles no entanto que a agonia do Parnaíba, signicará também a agonia deles. Lá se vão os Deltas, os Lençóis Maranhenses, lá se vão os mangues os carangueijo e por último, andando por sobre seu leito de terra os responsáveis por esta falceta imperdoável.

Zana disse...

Olá ser misterioso que visitastes o meu blog.
Fiquei deslumbrada com as tuas palavras!
E deposi de ter a liberdade de ler este fiquei sem elas.
Tudo o que escreves é lindo, é sentido,sei lá...
Nunca percas esse dom de representar os sentimentos através de palavras.
É lindo.
Obrigado pelas tuas palavras também e sao bem verdade.
Um beijo tb para ti.
Fica bem...

TERESINA

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping